Piranha Prata 18 a 20 cm
Sku: 66B24A17AC500
Categoria: Peixes de Água DocePeixes de Rio
Quantidade Disponivel: 4 un
Ordem: Characiformes — Família: Serrasalmidae
Nomes Comuns: Piranha Amarela/Doce — Inglês: Speckled piranha
Distribuição: América do Sul, bacia do Rio Guaporé
Tamanho Adulto: 55 cm
Expectativa de Vida: 10 anos +
Comportamento: variável
pH: 5.5 a 7.5 — Dureza: < 18
Temperatura: 23°C a 28°C
Por R$ 160,00
à vista R$ 144,00 economize 10% no Pix
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Serrasalmus rhombeus – Piranha de olhos vermelhos
Serrasalmus rhombeus foi descrito pela primeira vez por Lineu em 1766. Seu nome comum é Piranha de Olhos Vermelhos, embora você também encontre os seguintes nomes: Piranha Branca, Piranha Negra, Pirambeba, Xingu Rhom, Diamond Rhom, Marbled Rhom etc.
Descrição
A Piranha de Olho Vermelho pode atingir um comprimento total de pelo menos 45 centímetros (18″), de acordo com os moradores locais da América do Sul, até 55 centímetros (22″), e possivelmente até maior. Essas alegações, no entanto, ainda precisam ser comprovadas.
Comparado à maioria das outras espécies de piranhas, há um número relativamente alto de espécimes maiores em aquários domésticos e públicos (30 centímetros/12″ e acima), embora os verdadeiros gigantes (45 centímetros/18″+) sejam muito raros.
Esta espécie tem uma taxa de crescimento notoriamente lenta, e espécimes de 30 centímetros/12″ ou maiores já são peixes muito velhos.
Características do corpo
É muito difícil dar uma descrição clara desta espécie, pois ela ocorre em toda a América do Sul tropical. Diferenças na química da água e correntes, dieta, ambiente natural e assim por diante, tudo influencia a aparência desses peixes, permitindo que eles se adaptem a condições específicas. Essas diferenças resultam em uma grande variedade de variantes locais, com grandes diferenças em cor, padrões e forma (por esta razão, muitos especialistas também falam sobre o “complexo” Serrasalmus rhombeus, em vez de uma espécie).
Além dessas diferenças, essa espécie passa por uma série de estágios diferentes durante sua vida, durante os quais sua cor, padrão e forma mudam bastante. Em geral, os peixes jovens têm um focinho pontudo, são prateados e cobertos com pequenos pontos pretos (como muitas espécies de piranhas). Os olhos são prateados e lentamente ficam vermelhos escuros quando o peixe atinge um comprimento de pelo menos 10-12 centímetros, geralmente mais tarde. À medida que o peixe envelhece, o perfil muda: o peixe se torna mais robusto e mais alto.
Algumas variantes têm um dorso particularmente alto (variante “High-back”), o que dá ao peixe uma aparência muito impressionante. A cor do fundo fica mais escura, de cinza a preto-piche (rhombeus “Jet Black”). Peixes particularmente velhos podem ficar mais claros novamente, às vezes branco-acinzentados, o que torna possível que esta espécie também tenha o nome “White Piranha” além de “Black Piranha”. Alguns adultos têm escamas prateadas iridescentes nos flancos (rhombeus “Diamond”). O mesmo se aplica à coloração vermelha das coberturas branquiais, abdômen e mandíbula inferior: algumas variantes locais são bem coloridas, enquanto outras são coloridas de forma bastante discreta.
As barbatanas são incolores a pretas, às vezes amarelas a vermelhas (dependendo da variedade e idade), a barbatana caudal incolor a branca, com base e ponta cinza a pretas. Área de distribuição
Aparências diferentes/únicas:
• Olhos vermelhos.
• Nunca uma faixa branca/incolor (borda hialina) na extremidade da nadadeira caudal.
Espécies compatíveis
Nenhum: Mesmo os da mesma espécie não são tolerados por esta espécie solitária.
Dieta
Esta espécie geralmente não é muito exigente: peixes vivos*, filés de peixe e espelta, camarões, mexilhões e minhocas são geralmente aceitos sem problemas: em alguns casos, até mesmo alimentos secos são consumidos.
* Ao alimentar peixes vivos, uma série de coisas deve ser considerada: Primeiro, todos os peixes podem introduzir doenças e/ou parasitas no aquário, incluindo peixes dourados, windes e outros peixes de água fria comumente usados, bem como peixes tropicais. Portanto, também é aconselhável primeiro manter os peixes de alimentação em um aquário de quarentena por uma ou duas semanas, a fim de "eliminar" os espécimes doentes e enfraquecidos. Além disso, deve-se levar em consideração que peixes dourados e parentes próximos não são particularmente nutritivos. Uma dieta que geralmente consiste em peixes vivos, portanto, não é recomendada. Ainda mais porque peixes dourados e outros Cyprinidae (semelhantes a carpas) contêm hormônios - os chamados "inibidores de tiaminase / vitamina B1" - que paralisam a produção de certas substâncias estimulantes do crescimento em peixes predadores. Uma dieta muito unilateral para peixes dourados pode, portanto, levar a distúrbios de crescimento e desenvolvimento!
Pode levar um tempo para o peixe aceitar comida preparada: se for o caso, certifique-se de que o peixe esteja bem alimentado com comida viva e então introduza um período de jejum de uma semana a 12 dias. Durante esse período, forneça a comida preparada desejada enquanto a iluminação estiver reduzida ou desligada. Se não funcionar na primeira vez, complemente com comida viva e tente novamente. Piranhas podem ficar sem comida por várias semanas sem problemas, então o peixe não corre perigo algum durante essa “cura” (com exceção de espécimes menores que cerca de 8 centímetros!).
O aquário
Esta espécie cresce muito lentamente, e por essa razão eles se dão bem por um longo tempo em um aquário menor: espécimes jovens e meio crescidos se dão bem em um aquário de 80-100 centímetros. No entanto, uma vez que eles tenham atingido um comprimento de cerca de 20-25 centímetros, eles devem ser movidos para um tanque maior: um aquário de pelo menos 150 centímetros de comprimento e 50 centímetros de profundidade é completamente suficiente na maioria dos casos.
Quando se trata da decoração do aquário, esta espécie não é muito exigente: desde que haja alguns esconderijos (na forma de plantas, pedras ou uma combinação dos mesmos) e uma poderosa bomba de energia (claro adaptada ao tamanho do peixe) forneça corrente, o peixe se divertirá muito.
Como todos os espécimes em cativeiro são capturados na natureza, pode levar algum tempo para que eles se acomodem em seu novo ambiente, variando de alguns dias a muitos meses. Por esse motivo, os esconderijos são muito importantes, especialmente na fase inicial de aclimatação, para que o peixe possa recuar se não se sentir confortável. Com o passar do tempo, o peixe se sentirá mais em casa e usará os esconderijos fornecidos cada vez menos.
A temperatura da água pode estar entre 24 e 30 graus Celsius com um pH de 5,5 a 7,5.
Comentários
Esta espécie grande e muito poderosa é considerada inofensiva na natureza, mas pode, no entanto, causar ferimentos terríveis. Dizem que um espécime adulto pode facilmente morder uma mão humana no pulso em duas ou três mordidas, e, dadas as enormes mandíbulas e o tamanho dos adultos, isso certamente não parece exagerado. Não importa há quanto tempo você possui o peixe, sempre o aborde com o máximo respeito!