Atendimento (11) 99699-2025 (11) 99699-2025 (WhatsApp) 08:00 as 18:00 de Segunda a Sexta e Sábados das 08:00 as 14:00
Pseudotropheus Transcriptus 2 a 3 cm
  • Pseudotropheus Transcriptus 2 a 3 cm

Pseudotropheus Transcriptus 2 a 3 cm

Sku: 66AA82F2E9FB0

Categoria: Peixes de Água DoceLagos Africanos

Quantidade Disponivel: 50 un

Por R$ 40,00

à vista R$ 36,00 economize 10% no Pix

Frete e Prazo

Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:

Informações do Produto

PSEUDOTROPHEUS TRANSCRIPTUS

 

Pseudotropheus Transcriptus é um ciclídeo do Lago Malawi, do grupo dos Mbunas, nome popular que significa “peixe das rochas” (na linguagem do povo africano Tonga, que habita as margens do Lago, pronuncia-se Mmm-boo-nah). Os Mbunas vivem especialmente nas áreas mais rochosas do biótopo, em fendas, cavernas e grutas subaquáticas localizadas próximas às margens do Lago.

 

É o grupo mais comum de ciclídeos desse lago africano. Este grande volume populacional de Mbunas na natureza também é responsável por parte do seu territorialismo acentuado, já que as diferentes espécies se mostram super determinadas quando o desafio é proteger suas áreas de nutrição. Os Mbunas são peixes especializados em crustáceos e algas que encontram nas áreas rochosas.

 

Apesar do territorialismo, os Mbunas podem conviver com outros peixes do Lago Malawi em seu lago, aquário ou piscina natural, com as Aulonocaras.  Este é o caso do Pseudotropheus Transcriptus, que pode alcançar um tamanho médio entre 9 cm a 12 cm, sendo que alguns machos podem chegar a 15cm. Esse ciclídeo africano possui expectativa de vida entre 5 e 8 anos. 

 

Os Mbunas também são ótimos peixes para a fauna do seu lago ornamental ou piscina natural por diversas razões. As suas cores vibrantes oferecem uma linda visão de cima ou durante o mergulho, atingem um excelente tamanho que permite sua visualização constante, além de serem peixes super ativos que se movimentam bastante. 

 

CONVIVÊNCIA COM OUTROS PEIXES E AMBIENTAÇÃO DO AQUÁRIO

É muito importante que você escolha para convivência no mesmo habitat peixes ornamentais compatíveis para não transformar seu aquário em um ambiente de muito assédio. Outros ciclídeos africanos Mbunas serão ótimos companheiros de aquário para o Pseudotropheus Transcriptus, assim como as Aulonocaras. 

As construções rochosas são muito apreciadas por esses peixes, que amam tocas, cavernas e esconderijos similares às que encontram na natureza. Tocas e esconderijos são importantes para a demarcação de território, além de servirem de abrigo e rota de fuga no momento de perseguições.

A iluminação no seu aquário pode ser delicada, com lâmpadas brancas e azuis, que intensificam ainda mais a coloração dos Pseudotropheus Transcriptus e são muito apreciadas por eles. 

 

PARÂMETROS DA ÁGUA

Mantenha a temperatura entre 23ºC a 28ºC e pH entre 7.8 a 8.6. Confira nossa linha com produtos das melhores marcas para cuidados com a água.

 

NUTRIÇÃO

No habitat natural, o Pseudotropheus Transcriptus  alimenta-se de crustáceos e algas. Em seu aquário, recomendamos que seja alimentado sempre com ração de boa qualidade. Não recomendamos que sejam ministrados alimentos vivos ou crus aos peixes do seu aquário, porque podem ser fonte de parasitoses e verminoses. A menos que você tenho certeza da procedência, não utilize estes tipos de alimento. 

 

REPRODUÇÃO

A reprodução em lagos e aquários é bastante comum. No momento do acasalamento, a fêmea libera os ovos e o macho os fecunda imediatamente. Em seguida, a fêmea recolhe os ovinhos com a boca  (é a chamada incubação bucal), comum aos ciclídeos africanos. Durante o período de incubação, a fêmea do Pseudotropheus Transcriptus  intensificará sua coloração, sua agressividade e cessará sua alimentação. O macho ficará de patrulha, defendo-a de outros peixes. É importante observá-la atentamente durante esse período já que, enfraquecida, poderá ser alvo de ataques de outros peixes ou mesmo de doenças oportunistas.