Pintado 45 a 50 cm
Sku: 66EB0C919FEC8_copia_1
Categoria: Peixes de Água DocePeixes de Rio
Quantidade Disponivel: 1 un
Por R$ 850,00
à vista R$ 765,00 economize 10% no Pix
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Ficha Técnica
Ordem: Siluriformes — Família: Pimelodidae (Pimelodídeos)
Nomes Comuns: Pintado — Inglês: Spotted sorubim
Distribuição: América do Sul, Bacia do Paraná e Araguaia
Tamanho Adulto: 166 cm (comum: 100 cm)
Expectativa de Vida: desconhecido
Comportamento: predador
pH: 6.0 a 8.0 — Dureza: desconhecido
Temperatura: 22°C a 28°C
Distribuição e habitat
Distribuído amplamente na Bacia do Prata e Bacia do São Francisco no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. No Brasil é encontrado nos estados do Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
Ocorrem em calhas dos rios, embaixo de malhas de aguapés e camalotes e em bocas de corrichos. Tem o hábito noturno.
Descrição
Peixe de couro, com coloração acinzentada e diversas pintas pretas cilíndricas pelo corpo. Seu ventre tem uma coloração esbranquiçada. Seu corpo é alongado e roliço. Sua cabeça é grande e achatada, com dimensão entre 1/4 a 1/3 do tamanho do corpo. Tem uma cabeça mais larga que as outras espécies do gênero.
Sua característica mais importante são os múltiplos pontos pretos desenhados em sua pele que é acinzentada no dorso e esbranquiçada no ventre. As barbatanas mostram um tom avermelhado. Apresenta longos barbilhões. Possui ferrões junto às nadadeiras laterais e dorsal.
Faz parte da cultura dos povos indígenas locais comidas feitas com este peixe, muito apreciado por não conter quase espinhos e possuir carne branca bem macia. É comumente servido no espeto na Brasa no interior de São Paulo, especificamente em Piracicaba e outras cidades da região.
Conhecido no Brasil por inúmeros nomes populares como Caçonete, Cambucu, Caparari, Loango, Pintado, Sorubí, Sorubim, Surubim, Surubim-pintado,
Criação em Aquário
Sua criação em aquário não é recomendado dado seu tamanho quando adulto. Ideal criá-los em lagos ou tanques de grandes dimensões.
Comportamento
Apresenta comportamento pacífico e sedentário. Se for manter em cativeiro os peixes deverão ser criteriosamente escolhidos, nomeadamente peixes de grande porte, para que não sejam devorados.
Reprodução
Ovíparo. Atingem a maturidade com cerca de 50 cm. É um peixe que realiza migrações de desova. Já se consegue a reprodução em laboratório, o que permite o desenvolvimento da espécie em piscicultura.
Dimorfismo Sexual
Dimorfismo sexual desconhecido.
Alimentação
Carnívoro, essencialmente piscívoro. Em seu ambiente natural se alimenta principalmente da tuvira, minhocuçu, curimbatá e pequenos peixes.
Possui boca e estômago razoavelmente elástico, podendo comer animais de tamanho relativamente grande em relação ao seu tamanho
Etimologia: Pseudoplatystoma, pseudais (grego) = falso + platys (grego) = plano + stoma (grego) = boca
Sinônimos: Silurus macrocephalus, Sorubim caparary, Pseudoplatystoma coruscans, Pseudoplatystoma corruscanus, Platystoma coruscans, Platystoma corruscans.