ituí Cavalo 10 cm
Sku: 66B379799EA8C
Categoria: Peixes de Água DoceAmazonicos Exóticos
Quantidade Disponivel: 10 un
Por R$ 60,00
à vista R$ 54,00 economize 10% no Pix
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Classe: Actinopterygii • Ordem: Gymnotiformes • Família: Apteronotidae
Nome binomial: Apteronotus albifrons (Linnaeus, 1766)
Sinônimos: Sternarchus maximilliani, Sternarchus lacepedii, Apteronotus passan, Sternarchus albifrons, Gymnotus albifrons
Grupo Aquário: Peixes Elétricos, Peixes Facas
Nomes comuns
Ituí Cavalo, Itoui cavalo, Faca Negro
Inglês: Black ghost, Black Ghost Knife, Black Knifefish
Distribuição & habitat
América do Sul; desde a Venezuela até o Paraguai, incluindo a Bacia do Paraná, Paraguai, Araguaia e Amazônica
Países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Ocorre em águas rápidas de riachos com fundo arenoso.
Ambiente & parâmetros da água
Bentopelágico; água doce • pH: 6.0 – 8.0 • Dureza: 0 – 0 • Clima: tropical; 24°C – 28°C
Tamanho adulto
50 cm (comum 40 cm) — Estimativa de vida: 8 anos +
Manutenção em aquário
Aquário com dimensões mínimas de 120 cm X 50 cm X 50 cm (300 litros) — aquário deverá ter substrato preferencialmente arenoso com áreas mal iluminadas servindo de refúgio ou tocas formadas para este propósito, uma vez que trata-se de uma espécie de hábitos noturnos e passará a maior parte do dia escondido. Preferem águas bem oxigenadas.
São peixes que podem se tornar territorialistas quando adaptados no aquário e não hesitarão atacar outros peixes que invadirem seu território. Deve-se mantê-los com peixes de mesmo porte e não devem ser mantidos com peixes agressivos. Caçador noturno, se alimentará de qualquer peixe de menor porte e costuma ser bastante intolerante com outros da mesma espécie.
Alimentação
Onívoro, em seu ambiente natural alimenta-se de pequenos crustáceos, vermes, insetos e pequenos peixes. Em cativeiro aceitarão somente alimentos vivos, mas podem ser treinados para comer alimentos secos e alternativos como camarões e filé de peixes.
Reprodução e dimorfismo sexual
Ovíparo. Sua reprodução em cativeiro é desconhecida.
Dimorfismo sexual desconhecido, porém, especula-se que os olhos dos machos são mais próximos do topo da cabeça, enquanto os olhos das fêmeas próximo a parte frontal da cabeça. (questionável)
Descrição
Peixe de coloração todo preto, exceto por dois anéis brancos na cauda, e uma mancha branca na cabeça, que pode se estender até as costas. Se move principalmente ondulando uma longa nadadeira ventral.
Possui hábitos noturnos e são dotados de uma leve corrente elétrica. Como são cegos (os olhos são cobertos por pele), utilizam um órgão elétrico e receptores distribuídos pelo corpo para localizar potenciais presas. Tendem a nadar “de pé”, com a cauda voltado para baixo, e de maneira um tanto desordenada. Junto com o peixe-elefante eles são os peixes eletrosensíveis mais estudados. Embora seja um parente próximo do Poraquê (Electrophorus electricus), seu campo elétrico não representa perigo como este último.
Comumente são vendidos ainda juvenis e muitos aquaristas não possuem noção do tamanho que a espécie pode chegar, assim como informações de como mantê-los. São peixes que exigem alguma experiência do parte do aquarista para poderem viver bem por anos.