Cobrinha Kuhlli 4 a 5 cm
Sku: 66A249F880492
Categoria: Peixes de Água DoceAsiáticos
Quantidade Disponivel: 16 un
Por R$ 30,00
à vista R$ 27,00 economize 10% no Pix
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Pangio kuhlii (Valenciennes, 1846)
Classe: Actinopterygii
Ordem: Cypriniformes
Família: Cobitidae
Nomes comuns: Cobrinha Kuhli, Kuhly, Kuli
Grupo Aquário: Cobitídeos, Peixes Serpentiformes
Ambiente & parâmetros da água: Água doce • pH: 4.5 – 7.2 (aquário ideal entre 6.0 a 7.0) • Dureza: 1 – 5 • Temperatura: 24°C – 30°C
Comumente encontrado em águas rasas, tanto em águas negras como claras, normalmente em meio a densa vegetação aquática marginal e superior.
A água possui geralmente um teor mineral dissolvido insignificante, é mal tamponada e o pH pode ser bastante baixo, algo em torno de 3.0 ou 4.0, devido à liberação gradual de taninos e orgânicos ácidos a partir de material vegetal em decomposição.
Tamanho adulto: 12 cm (comum 10 cm) • Estimativa de vida: 10 anos +
Distribuição: Ásia. Encontrado na Indonésia, Malásia e Tailândia.
Atualmente sua ocorrência é aceita na Peninsula Malásia, mas a verdadeira extensão da sua distribuição não está totalmente clara.
Manutenção em aquário & Comportamento: Aquário com dimensões mínimas de 60 cm X 30 cm X 30 cm (54 litros) requerido. Aquário deverá possuir densa vegetação aquática formando zonas sombrias ou iluminação moderada. Substrato deverá ser arenoso e macio, uma vez que a espécie possui o hábito de se enterrar.
Apresenta comportamento extremamente pacífico devendo ser mantido com peixes pacíficos e de pequeno porte, preferencialmente que não sejam agitados. É comum passar várias semanas sem avistar a espécie no aquário, uma vez que possui hábito noturno e passa a maior parte de seu tempo enterrado no substrato, aparecendo esporadicamente principalmente para se alimentar. Embora não costumam ficar juntos, devem ser mantidos em grupos de pelo menos cinco indivíduos para se sentirem mais seguros, crescendo as chances de não se enterrarem com tanta frequência.
Alimentação: Onívoro, em seu ambiente natural alimenta-se principalmente insetos, larvas e pequenos crustáceos. Em cativeiro aceitará alimentos secos e vivos.
É um micro predador e peneira seu alimento através da boca e guelras, possivelmente se alimenta de detritos e matéria vegetal secundariamente.
Reprodução e dimorfismo sexual: Ovíparo. Após ritual de acasalamento onde macho e fêmea irão nadar se entrelaçando, desovam em raízes de superfície ou plantas flutuantes; ovos são da cor esverdeada. Pais não cuidam da progênie e podem comer os ovos e larvas.
Dimorfismo Sexual: Fêmeas possuem região ventral maior (mais inchado) enquanto os machos são mais magros e menores. Nadadeiras peitorais dos machos são sensivelmente maiores.