Betta Crowntail Black
Sku: 664F31A7D6F9B_copia_1
NCM: 7013.99.00
Categoria: AnabantídeosPeixes de Água DoceBettas
Quantidade Disponivel: 0 un
Por R$ 50,00
à vista R$ 45,00 economize 10% no Pix
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Nome Popular: Betta, Peixe de Briga, Siamese Fighting Fish
Nome Científico: Betta, Regan, 1910
Família: Osphronemidae
Origem: Ásia / Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã
Sociabilidade: Machos sozinhos / Fêmeas sozinhas ou em grupos
pH: 6.6 a 7.2
Temperatura: 24 a 28ºC
Dureza da água: mole a média
Expectativa de vida: Cerca de 3 a 4 anos
Manutenção: Fácil
Tamanho adulto: Aproximadamente 7 cm
Alimentação: Onívoro, para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos e fontes de proteína vegetal para o complemento da dieta.
Dica RsDiscus: As seguintes rações atendem às necessidades desta espécie – JBL Novo Bel, JBL Novo Bits, JBL Novo Color, JBL Novo Grano Color, JBL Novo Grano Mix, JBL Novo Grano Vert, JBL Premium Gala, JBL Premium Grana, Sera Granulat Menu, Sera Vipan, Sera Floken Menu, Sera Flora, Sera Granugreen, Sera GVG-Mix, Tetra Color Tropical Crisps, Tetra Color Tropical Flakes, Tetra Color Tropical Granules, Tetra Min Pro Tropical Crisps, Tetra Min Tropical Crisps, Tetra Min Tropical Flakes, Tetra Min Tropical Flakes Plus, Tetra Min Tropical Granules, Tetra Veggie. Lembre-se sempre de alternar as rações para oferecer uma dieta rica e variada!
Veja as rações indicadas nos catálogos abaixo:
Dimorfismo sexual: Os machos, selecionados em cativeiro, apresentam as nadadeiras bem mais compridas que as das fêmeas. A fêmea possui o ventre roliço e suas nadadeiras são mais curtas que as dos machos. Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.
Comportamento: São extremamente agressivos com os das mesma espécie e semelhantes, pacíficos com os demais.
Reprodução: Fecundação externa, o macho cria um ninho de bolhas para abrigar os ovos durante o seu desenvolvimento. Ele persegue a fêmea em busca de uma oportunidade para a fecundação e a envolve no chamado "abraço nupcial", típico da reprodução entre anabantídeos. Depois da cópula, a fêmea libera os ovos que são fecundados pelo macho.
A fêmea deve ser separada logo após a liberação dos ovos e o macho fica cuidando da cria, ele recolhe os ovos com a boca e os leva um a um para o ninho de bolhas que construiu junto à superfície d' água. É recomendado o uso de plantas flutuantes no aquário para ajudar na manutenção do ninho e que os filhotes possam se esconder entre suas raízes posteriormente. Os ovos demoram de 2 a 4 dias para eclodir e o macho pode ser mantido junto por mais alguns dias até que os filhotes apresentem nado livre ou então ser retirado antes mesmo disso, cabe ao aquarista decidir.
Pode-se oferecer rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como infusórios, microvermes, náuplios de artêmia, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos de maior porte podem ser oferecidos.
Procure usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes, quando em aquários próprios para reprodução, lembrando de tomar cuidado para movimentar o menos possível a água.
Tamanho mínimo do aquário: 1 a 2 litros para apenas um macho e acima de 30 para fêmeas.
Outras informações: O aquário ideal não deve possuir a água muito movimentada, dê preferência também a muitas plantas flutuantes para ajudar a atenuar a luminosidade.
Apesar da espécie possuir o chamado "labirinto", que permite com que retirem oxigênio diretamente da atmosfera, é indicado o uso do filtro no aquário, pois ajuda a manter a qualidade da água. Fêmeas podem ser mantidas juntas em aquários, desde que os mesmos sejam grandes o suficiente para oferecer abrigos para todas em casos de brigas. Machos não devem ser colocados em um mesmo aquário em hipótese alguma, sob o risco de morrerem devido a ferimentos fatais durante as brigas. Apesar do mínimo considerável ser 5 litros, é indicado que os aquários dos machos possuam pelo menos o dobro desta litragem.
Caso mantenha o macho em um aquário comunitário, tome o cuidado de não colocar companheiros que possam mordiscar suas longas caudas, nem sejam muito agitados a ponto de inibir sua alimentação. Lembre-se também de regular a vazão do filtro para evitar correnteza e de oferecer abrigos caso o peixe sinta a necessidade de se esconder.
Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.
É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas, são eles o Seachem Ammonia Alert e Seachem pH Alert – ambos disponíveis em nossa área de "Medicamentos e Testes". Todos os outros testes químicos também podem ser encontrados na mesma área supracitada do site.
Igualmente importante é a manutenção constante da temperatura da água para evitar quedas bruscas que podem levar à debilitação do sistema imunológico do animal e ao surgimento de doenças. Esta manutenção é atingida com o auxílio de aquecedores e/ou termostatos – sendo os últimos mais recomendados, por possuírem um mecanismo que controla a temperatura evitando assim o aquecimento excessivo da água do aquário – e ela é monitorada utilizando-se termômetros que podem ser tanto internos quanto externos. Acessando a nossa área intitulada "Temperatura" você encontra várias opções de termômetros, aquecedores e termostatos.
É iniciante e não sabe como montar um aquário? Em nossa aba de "Downloads" existem vários textos informativos para lhe informar ainda mais sobre este maravilhoso hobby.
Exemplo de beteira:
Alguns peixes indicados para esta espécie: Betta macho sozinho sempre, em aquário só para ele, só entra em contato com a fêmea na hora do acasalamento apenas.
Em aquários comunitários pode ficar com outros peixes de mesmo pH alcalino (ele é só entra em brigas com outro Betta), mas, desde que a profundidade do aquário não ultrapasse 30 cm, pois, o Betta não viverá muito tempo em aquários profundos e ele escolherá um canto do aquário, não é de sua personalidade ficar explorando o aquário, por este motivo, beteiras pequenas são o ideal para eles.
Este peixe não tem necessidade de ficar em aquários oxigenados.
Bettas fêmeas podem ficar em aquários com outras Bettas fêmeas ou outros peixes alcalinos sem problemas, desde que respeite também a profundidade máxima.
PEIXES COMPATÍVEIS:
1. Sempre planeje seu aquário com peixes de mesmo pH, temperatura, nível de agressividade e tamanho próximo:
- Água ácida (6.0 a 6.8), água neutra (6.8 a 7.2) ou água alcalina (7.2 a 9.0);
- Mesma temperatura (peixes tropicais: 26 a 30 graus C / peixes de água fria: 18 a 26 graus C);
- Misturar animais pacíficos com pacíficos, agitados com agitados, agressivos com agressivos e carnívoros com carnívoros, qualquer combinação diferente, poderá trazer problemas;
- Também misturar animais grandes, médios e pequenos da mesma espécie quase sempre vai ter problemas. Os peixes médios e pequenos terão menos acesso à alimentação do que os grandes e poderão se tornar peixes defeituosos e subnutridos.
2. Se verificar na descrição RsDiscus que o animal é territorialista, de agressividade média a alta, planeje comprar todos os animais no mesmo mês e do mesmo tamanho que os habitantes antigos do aquário. Caso compre novos animais para um aquário já habitado há meses ou anos, pode-se tentar as seguintes técnicas:
- Mudar velhos habitantes briguentos para aquário de quarentena ou hospital e deixá-los lá por um mês, modificar a decoração do aquário, mover pedras, troncos e enfeites de lugar, na tentativa de parecer um novo ambiente, colocar os animais novos no aquário antigo. Após um mês juntar todos no mesmo aquário e verificar o comportamento deles nos próximos dias;
- Colocar os mais briguentos em criadeira de tela ou separar o aquário com tela de acrílico, para que possam se ver, mas, sem agressão ou lutas, por um mês ou mais;
- Última alternativa, doar ou trocar o animal estremamente agressivo com um amigo ou com alguma loja do ramo;
3. Se você tem aquário principal com animais grandes e só encontrar pequenos para a compra:
- Pode-se criá-los em aquário quarentena (somente vidro, filtro tipo hang on e termostato) para engorda e crescimento, alimente-os com duas ou mais rações de qualidade (para dar variedade), alimento congelado e vivo em abundância (alimentação de 2 a 3 vezes ao dia), troca parcial de água (TPA) a cada 2 dias (15%), a RsDiscus indica o uso de Garlic, Vitaminas e Sais* (não utilize nenhum tipo de sal para peixes de couro, como cascudos, botias e corydoras, entre outros). Cerca de 5 a 9 meses estarão juvenis e com tamanho de competição com outros animais adultos do aquário principal.
GUIA DE ACLIMATAÇÃO VISUAL RSDISCUS AQUÁRIOS:
Tem dúvidas sobre a quantidade de substrato, de peixes, o aquecedor ideal, a vazão do filtro, iluminação, litragem do aquário? Não deixe de aproveitar os Cálculos RsDiscus e sanar estas questões!
Fontes consultadas:
Roberto Sentanin (RS-discus criador profissional de peixes ornamentais e fundador da RsDiscus).
FishBase
Seriously Fish
A Era de Aquários